quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Novas perspectivas na prática da Comunicação

As novas perspectivas da prática prossional. Esse foi o tema da Semana da Comunicação, evento promovido pela faculdade Estácio de Sá-BH entre os dias 27 e 30 de outubro.


Um dos principais assuntos discutidos foi a convergência de mídia no jornalismo e na publicidade. Robson Leite, analista de mídias convergentes do Grupo Associados Minas, destacou que os profissionais recém formados ainda não estão preparados para todas as possibilidades proporcionadas pela internet. Porém, ele ressalta que os estudantes estão mais predispostos e atentos as transformações sofridas nas plataformas tradicionais do jornalismo.


Em 2005, os Associados Minas iniciaram o processo de sinergia, com o projeto de união de redações. Com isso, Robson Leite acredita que será possível realizar uma cobertura jornalística melhorada. Ele finaliza afirmando que ninguém sabe para onde vamos, mas temos que encarar os desafios propostos pelo advento da Web 2.0.


Já publicitária Andrea Loureiro, da agência Mídia do Ano, falou da importância do público como colaborador ativo. Segundo ela, os consumidores estão criando os seus novos produtos e desenvolvendo conteúdos relevantes. Andrea encerrou a sua participação destacando a importância do marketing viral para a comunicação.


A assessoria de imprensa na esfera pública, o processo criativo nas novas tecnologias, o debate sobre o obrigatoriedade do diploma e a inserção de alunos no mercado de trabalho, também foram outros assuntos discutidos durante a Semana da Comunicação, realizada pela Faculdade Estácio de Sá, em Belo Horizonte.

Nenhum comentário: