Estudo sobre a publicação de reportagens que abordam o tema Responsabilidade Social Empresarial na mídia impressa mineira. Apresentamos a análise das matérias principais dos suplementos Prazer [EM] Ajudar, do jornal Estado de Minas, e Eu Acredito!, do Hoje em Dia. A definição do objeto de estudo desta monografia se deu pela ascendente repercussão voluntária do tema na mídia. Notícias divulgadas pelas corporações e veiculadas, gratuitamente, como matérias jornalísticas, recebem cada vez mais espaço.
O discurso da Responsabilidade Social Empresarial, que surgiu na década de 90, migrou do círculo restrito do ambiente corporativo para ser apresentado pelos veículos de comunicação, que criaram produtos específicos para abordá-lo. A pesquisa investigou o reflexo das ações sociais empresariais nas reportagens de capa dos dois suplementos analisados. Durante a construção do referencial teórico deste trabalho, foi detectado o quanto são recentes as discussões sobre essa temática em nível acadêmico. Diante disso, optamos pela criação de categorias de análise fundamentadas em critérios jornalísticos e nos parâmetros adotados pelo Instituto Ethos.
Os resultados mostram que, embora os cadernos tenham propostas editoriais semelhantes, a abordagem da Responsabilidade Social Empresarial ocorre de maneira distinta. O suplemento do jornal Estado de Minas apresenta, principalmente, iniciativas sociais de origem empresarial. Diferentemente do caderno do jornal Hoje em Dia, que abre espaço para a divulgação de iniciativas de outros segmentos.